sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Br República

República Velha
Espada(1889 a 1894)
Presidentes militares
~ Deodoro da Fonseca - Ensilhamento: Rui Barbosa(economista) faz um plano de incentivo à industrialização e facilitação de créditos (aumento da produção de moedas, o que causa a inflação)
- Constituição de 1891 (promulgada) - Brasil se torna "República Federativa dos Estados Unidos do Brasil" (antes era "Monarquia Unitária a Província Brasil" mas isso não importa); Padroado Régio (separação entre Estado e Igreja); Fim do voto Censitário (o poder do voto não está mais ligado ao poder monetário) ; Não votam: Analfabetos, Mulheres, Soldados, Clérigos(pessoas ligadas à Igreja, Clero) ○VOTO ABERTO
- Eleições de 1891 (promulgada) - Indireta ; Elite(quer a valorização do café e não da indústria; canditato: Prudente de Morais; Vice: Floriano Peixoto) contra Militares (Candidato: Deodoro). Deodoro vence as eleições e, como vice, vence Floriano(que ao Deodoro renunciar, assume de forma inconstitucional). Deodoro manda fechar o congresso nacional e renuncia no mesmo ano em que foi eleito.

~ Floriano Peixoto (governa de 1891 a 1894)
- Assume de forma inconstitucional com a renúncia de Deodoro
- Centraliza o poder (troca governadores estaduais por interventores)
- Revoltas da armada(ou 2ª revolta da armada) - Líder: Custódio de Melo(monarquista) ; Contra a centralização de Floriano ; Floriano compra uma esquadra conhecida como esquadra de papelão, para combater Custódio ; Através de um acordo com o governo português, todos iriam como exilados políticos para Portugal.
- Revolução Federalista - Inicia no RS e se expande para SC ; também contra a centralização ; Parte da armada se une à federalista, na Ilha de Desterro(Floriipa) ; República Sul (Capital:Desterro) o governador é deslocado para Blumenal.

(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário